Preliminar de um debate para o Estado

Nesta semana está acontecendo na capital do Estado um debate que merece ser acompanhado pelas demais regiões com a pretensão do conjunto de regras de uma metrópole. Quarta-feira o assunto foi discutido na Assembleia Legislativa e hoje será apenas por técnicos. A proposta do Governo do Estado é que a missão de gerir os serviços que atendem em comum os municípios da metrópole fique com a Superintendência da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf). O órgão foi criado inicialmente como o papel consultivo,  mas começa a ganhar competência que conflita com interesses das prefeituras.

A discussão sobre a implantação da região metropolitana em Florianópolis esbarra no conflito do interesse técnico e o político. Pelo lado técnico o superintende Cássio Taniguchi e pelos municípios a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont. A reunião na Assembleia Legislativa, quarta-feira teve momentos tensos na discussão e nenhum acordo. Um destes conflitos é o controle sobre o transporte coletivo.

Nem debate

Já no Sul do Estado nem o debate sobre alternativas comuns decorrentes da natural consequência da conturbação de cidades como Criciúma e Içara são debatidos. As coisas vão acontecendo ao natural, nada além disso.

JPK  no DEM

O presidente estadual do DEM, Paulo Gouvèa, confirmou ontem na rádio Eldorado (Criciúma) as tratativas para a migração do deputado federal João Paulo Kleinubing do PSD para o DEM. Deixou evidente que é apenas uma questão de “janela”, que é quando a troca de partido é aceita sem consequência para o migrante. Ele negou, porém, qualquer conversa a a respeito com o ex-deputado Paulinho Bornhausen.

São Donato

As assessorias dos deputados José Nei Ascari e José Milton Scheffer reivindicaram ontem o sucesso da reunião que fizeram semana passada em Içara com a diretoria do Hospital São Donato e vereadores para buscar solução à dívida do Estado com a instituição. Ontem foi depositado pelo Estado R$ 200 mil da primeira parcela. O Governo começa a quitar a dívida de R$ 900 mil com a maternidade do Hospital São Donato.

Inauguração de CA

O novo e ampliado Centro Acadêmico de Direito da Unesc teve até duas cerimônias de inauguração e com direito a participação do  vice-prefeito representando o Executivo Municipal, a reitoria e a coordenação de curso, entre outros. Isso tudo além do coquetel da manhã e o da tarde. O presidente do CA é o acadêmico Marcos Meller, que é vereador pelo PSDB.

Perdas e ganhos do “Distritão”

A possibilidade de aprovação da reforma na legislação eleitoral provoca diversos raciocínios dentro dos partidos. São perdas e ganhos que cada político terá. O raciocínio lógico é de que os mais novos podem sepultar as propostas de candidatura. Casos do vereador Daniel Freitas, do ex-prefieto Márcio Búrigo e do também ex-prefeito Lei Alexandre no PP, onde as vagas para deputado estadual devem ficar com os atuais Valmir Comin e José Milton Scheffer. Mesmo que os partidos sequer tenham ensaiado discutir isso, entre os grandes partidos pode-se lançar probabilidade também sobre o PMDB onde os bastidores revelam curiosidade sobre o futuro de Édson Bez de Oliveira e Manoel Mota. Com o distritão o partido teria provavelmente Ronaldo Benedet a federal enquanto Luiz Fernando Cardoso Vampiro e Ada de Lucca ficariam com as vagas para estadual.

LÓGICO Tem chamado atenção de alguns a forma como o deputado federal Esperidião Amin, presidente do PP tem defendido a candidatura do deputado estadual Gelson Merísio ao governo do Estado. Ora, Merísio já disse que o seu adversário é o PMDB, justo o mesmo adversário que Amin elegeu há muito.

PROGRESSISTAS Vai ser uma disputa extraordinária. Assim podemos definir a disputa apela presidência do Partido Progressista, no mês que vem. O deputado federal Esperidião Amin, atual presidente da sigla, disputa a presidência com o deputado estadual Silvio Dreveck.

ÁREA NOBRE Um dos fatos que agrada o presidente da Associação Empresarial de Criciúma, César Smielevski é a forma como está se desenvolvendo a região vizinha da entidade. Entre a sede da ACIC e o Parque das Nações há grande área para investimentos.

HOSPITAIS Depois do Hospital Psiquiátrico Rio Maina de Criciúma o próximo a fechar deve ser o Hospital Santa Teresa de São Pedro de Alcântara. São os últimos passos para Santa Catarina atender as normais nacionais em relação aos doentes mentais. Eles não terão mais o modelo de atendimento enclausurado.

INOVANDO A Câmara de Vereadores de Criciúma criou uma forma diferente para homenagear os 40 anos da Banda Matusa. Vai organizar um baile público a banda. O presidente Júlio Colombo garante que é sem custos para os cofres públicos.

Deixe seu comentário:

Pin It on Pinterest