Portanova quer ferrovia com dinheiro chinês, MDB insistirá na presidência da Alesc, entre outros destaques

Ontem o candidato ao Governo do Estado, Rogério Portanova, da Rede Sustentabilidade, foi o primeiro sabatinado da série de programas promovidos pela Super Condá AM 610, em parceria com a Unochapecó.

Ao ser questionado sobre a questão financeira do Estado, Portanova respondeu que este será o grande desafio do próximo governo, por isso, pretende renegociar os valores das dívidas, rechaçando qualquer possibilidade de calote. Ele também afirmou que se eleito, não aumentará os imposto e defendeu o fechamento de todas as regionais.

Já sobre as ferrovias, Portanova afirmou que buscará reativar as que já existem e, para as novas, defendeu a busca de investimento chinês, pois, segundo ele, não dá para ficar esperado pelo Estado para um financiamento desta envergadura. “Um modal ferroviário seria muito mais barato, mais permanente e resolveria tanto a questão do transporte de cargas, como o transporte de pessoas”, disse o candidato.

Quando o assunto foi segurança, Portanova se baseou num tripé formado pela prevenção, socialização e repressão para o combate ao crime. No geral, ele não deixou nenhuma pergunta no ar, mas errou ao ignorar o Badesc e o seu programa “Juro Zero, quando defendeu a criação de mais uma estatal, um banco estadual que crie um programa com empréstimo sem juro.

Outro ponto foi o desconhecimento da situação do Hospital Regional do Oeste, e a falta de uma maior clareza quanto a necessidade de discutir a redução do repasse do duodécimo aos demais poderes.

Segue

Ingrid será a entrevistada de hoje.

Seguindo a série de entrevistas com candidatos ao Governo do Estado, direto do Plenário dos Conselhos da Unochapecó, a Rádio Super Condá AM 610 recebe hoje a candidata Ingrid Assis (PSTU). Amanhã será entrevistado, Gelson Merísio (PSD); na quinta-feira (30), Ângelo Castro (PCO) e Leonel Camasão (PSOL) na sexta-feira (31). Na próxima semana, Carlos Moisés da Silva (PSL), na segunda-feira (03); Jessé Pereira (Patriotas) estará na terça-feira (04), Mauro Mariani (MDB) na quarta-feira (05) e Décio Lima (PT) na quinta-feira (06) encerram a programação.

Educação financeira

Como cooperativa de crédito que tem uma visão diferenciada do mercado, o Sicredi se preocupa com a sua saúde financeira. É por isso, que trabalha na orientação de seus associados para que tomem as melhores decisões quando o assunto for a administração de seu dinheiro. Uma vida financeira organizada tem como resultado, a possibilidade de realizar bons investimentos, podendo render mais prosperidade e a realização dos seus sonhos. Por isso, tanto os clientes pessoa física, quanto jurídica, tem acesso as orientações do Sicredi, inclusive sobre como implementar ações e programas com o objetivo de capacitar funcionários e colaboradores, para a melhor forma de gerir aquela que é a maior contrapartida que recebem pelo seu trabalho: o dinheiro. Procure o Sicredi. Gente que coopera cresce!!

Observatório

Santa Catarina será o primeiro estado do país, a ter um Observatório Social estadual. A atuação será no mesmo modelo dos OS dos municípios, onde os integrantes ajudam no controle social das contas públicas. A sede ficará em Florianópolis, já quanto a data do início e os seus integrantes, será anunciado em breve.

Setor pesqueiro

O candidato do MDB ao governo do Estado, Mauro Mariani, comprometeu-se com as demandas do setor pesqueiro e disse que será um parceiro do segmento, caso seja eleito em outubro. O compromisso foi firmado ao lado de seu vice, o tucano Napoleão Bernardes, em uma reunião na sede do Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região (SINDIPI). “Santa Catarina representa mais de 50% da atividade pesqueira do Brasil. O setor foi vítima de uma sucessão de erros do Governo Federal e ficou sem representatividade. Vamos brigar desde já, para voltar a ocupar esse espaço de decisão” disse Mariani.

Anfitrião

Ontem foi a vez do candidato a vice-governador, João Paulo Kleinübing (DEM), a acompanhar o candidato ao Governo do Estado, Gelson Merisio (PSD), em um roteiro em Blumenau, onde o demista foi prefeito. Merisio concedeu entrevistas e participou de uma reunião na Associação Comercial e Industrial, onde se comprometeu mais uma vez com a duplicação do principal acesso de toda região. “A BR-470 transcende a questão do Vale do Itajaí. É uma conquista necessária para Santa Catarina como um todo, para avançarmos como ferramenta de integração. Não teríamos uma conquista maior hoje”, afirmou Merisio.

Programa de TV

O candidato ao Governo do Estado, Décio Lima (PT), gravou ontem o seu programa de televisão para o horário eleitoral que começa nesta próxima sexta-feira. Décio destacará como uma de suas propostas prioritárias, duplicar o piso do professor. Ele só não explicou de onde tirará recursos para tanto.

PSL em Tubarão

Acompanhado do presidente estadual do PSL, e candidato ao Senado, Lucas Esmeraldino, além das principais lideranças do partido na região da Amurel, o postulante a governador pela sigla de Jair Bolsonaro, comandante Moisés, participa do primeiro dia de caminhada hoje, na cidade de Tubarão. A concentração terá início a partir das 14h17, em frente à Casa da Cidade no centro, com bandeiraço e entrega de materiais. Moisés, que cumpre uma intensa agenda por todo o estado desde a pré-campanha, justificou a importância da escolha do local como o primeiro município que recebe a caravana do time Bolsonaro.

Acordo

Assim como o PSDB através de Marcos Vieira terá dois anos na presidência da Assembleia Legislativa, caso Mauro Mariani (MDB) se eleja a governador, por outro lado, na aliança liderada por Gelson Merisio (PSD), também já estaria definida a situação. Uma fonte relatou que o comando do parlamento em caso de vitória de Merisio, deve ficar com o PSD e o Progressistas. Milton Hobus (PSD) se reeleito, é o nome mais cotado para assumir o comando do parlamento já no primeiro ano.

Apoio

Após o secretário Márcio Sander (PR) de Chapecó, agora foi a vez do prefeito de Tangará no Meio-Oeste, Nadir da Silva (PR), declarar apoio ao candidato a governador, Gelson Merisio (PSD). Silva pediu o desligamento do Partido da República e, reclamou da aliança com os emedebistas, os quais, segundo ele, em nada contribuíram com o seu mandato.

MDB insistirá

No dia da próxima sessão da Assembleia Legislativa, integrantes da cúpula estadual do MDB voltarão a procurar o presidente Silvio Dreveck (Progressistas). Os emedebistas querem que ele renuncie a presidência do parlamento, por entenderem que a vaga é do MDB, pois, mesmo com a morte do então presidente Aldo Schneider, o acordo não pode ser descumprido. Conforme adiantei em primeira mão neste espaço, Dreveck já disse que não vê motivo para abrir mão de sua presidência.

Lançamento

O deputado federal João Rodrigues (PSD), lançará a sua candidatura à reeleição nesta quinta-feira (30), no pavilhão comunitário do bairro Bela Vista em Chapecó. O evento terá início as 19h30, e contará com a participação de  lideranças políticas e simpatizantes. Rodrigues lamentou que no período de pré-campanha, não pôde realizar outros eventos para encontrar os seus apoiadores pelo estado, já que estava cumprindo pena em Brasília. Por causa do período curto de campanha, deve ser o seu penúltimo comício.

Expointer

O governador Eduardo Pinho Moreira (MDB), participa hoje em Esteio, no Rio Grande do Sul, do Encontro de Líderes do Agronegócio, promovido pela Faesc durante a Expointer. A feira é considerada um dos mais importantes eventos agropecuários e de maquinário da América Latina. Pinho Moreira, produtores e autoridades se reúnem na Casa do Produtor Catarinense. O secretário da Agricultura e da Pesca, Airton Spies também estará presente.

ATENÇÃO!! As atividades eleitorais dos candidatos à majoritária, são divulgadas conforme são repassadas as informações pelas coligações.

Deixe seu comentário:

Pin It on Pinterest