O peso da condenação de Lula

Não há outro assunto que se sobreponha à condenação do ex-presidente Lula, ontem, em segundo grau e por um colegiado. Estes dois fatores “segundo grau” e “colegiado” simbolizam muito perante a legislação brasileira. A primeira porque a partir de qualquer momento a pena pode ser aplicada com a perda de liberdade de um ex-presidente da república, assim como está sendo para uma dezena de figurões da política e do mundo empresarial. Já a expressão “colegiado” remete à perda dos direitos políticos por oito anos, enquanto não for revertida a decisão. Isso aplicado ao ex-presidente significa que ele está fora das eleições presidenciais de outubro, embora permaneça liderando as pesquisas.

O evento
Acompanhei de perto não apenas o julgamento no TRF-4, mas também a manifestação de véspera com a presença do ex-presidente Lula como a vigília nos arredores do tribunal. Lula mantém, até mais do que o PT, a sua fiel torcida organizada preferencialmente por sindicatos, grupos culturais, alguns partidos menores e os socialistas convictos.

Na guerra
Da massa vermelha recolho a percepção de que a guerra está longe do fim e que é sim uma guerra que se trava com qualquer adversário que se oponha, não apenas o PSDB ou o PMDB, mas até mesmo o Judiciário. O exército lulista é capaz de movimentos como o que esvaziou o centro de Porto Alegre de quem não canta “Lulalá”. A multidão que carrega Lula nos braços é impressionante não só pelo número, mas pela fidelidade e tenacidade.

No tribunal
Do julgamento chapa atenção a sintonia dos três desembargadores. Em tempos em que assistimos cenas lamentáveis patrocinadas pelo Supremo Tribunal Federal, a 8ª Câmara do Tribunal Regional Federal mostrou-se muito diferente. Mostrou convicção na pena.

Fechados
Quando o primeiro desembargador apresentou o seu voto aumentando a pena para 12 anos e um mês ainda restava uma esperança lulista de que alguém abriria divergência, pois é oque vínhamos assistindo nos tribunais. Nada disso, o segundo foi ainda mais contundente e o terceiro ainda se deu ao luxo de explicar em “miúdos” para os leigos porque chegaram ao resultado.

Dois Dilma
Outra concepção antiga que caiu por terra no julgamento de ontem é que está superada a submissão da indicação política, outra desconfiança que leva o brasileiro a acreditar nos seus poderes. Dos três que condenaram Lula, dois foram indicados por Dilma Roussef e um por Fernando Henrique Cardoso.

Sem compadre
Os desembargadores João Pedro Gebran Neto e Leandro Paulsen foram nomeados por Dilma Roussef em 2013. Victor dos Santos Laus, foi nomeado em 2002 por Fernando Henrique Cardoso.

12 + 1 = 13
Por coincidência – ou não – a pena aplicada ao ex-presidente Lula soma 3. São 12 anos e um mês. Nas entrelinhas se pode enxergar uma dupla condenação, ao ex-presidente e ao PT. Será?

Despedida
As últimas homenagens ao ex-prefeito de Criciúma, Altair Guidi, foram de muita emoção. Levado à sepultura ontem pela manhã recebeu estas homenagens na casa pública que ele mais gostava, a prefeitura, local que ele idealizou.

Sinais dos tempos
Ontem o deputado estadual Gelson Merísio (PSD),o senador Paulo Bauer (PSDB), o deputado federal Esperidião Amin (PP) e o presidente da Assembleia Legislativa, Silvio Dreveck (PP) foram no mesmo avião para um compromisso no Oeste do Estado. Depois da abertura de uma feira de negócios em Pinhalzinho (SC) foram todos juntos almoçar na casa de Mérisio. Ante a insistência do PMDB com Mauro Mariani como candidato a governador, estre trio (PP, PSDB e PSD), pode consolidar aliança para a eleição de outubro com a “conivência” de outros líderes que não concordam com a definição peemedebista.

CORREÇÃO Há de ser feita uma correção em informação de ontem aqui na coluna. O ex-prefeito Altair Guidi não fez transplante de fígado, como informei ontem e em outras ocasiões, mas sim fez a retirada de um rim Fui corrigido pela assessoria de imprensa do deputado Ricardo Guidi. Obrigado e desculpem.

JUSTIÇA Entre os profissionais mais experientes em coberturas jornalísticas como o julgamento de ontem ouvi muito a teoria de que se Lula não for preso a suprema corte do Judiciário ficará desmoralizado perante os brasileiros e mesmos as instâncias de base.

VÍDEO O mais empresário varejista de Santa Catarina, atualmente, Luciano Hang (dono da Havan) distribuiu vídeo, ontem após o julgamento, anunciando que hoje às 13h ele vai soltar fogos por 13 minutos na cidade de Brusque.

FALA Na sua fala Hang diz que a condenação de Lula é a liberdade para o Brasil, condenando o que classificou de superado fanatismo pelo regime socialista, que ele lembra “não deu certo em lugar algum do mundo”.

DEMOCRACIA Há de se anotar a forma ordeira com os lulistas se comportaram em multidão, em grupos pequenos, médios ou grandes e mesmo individualmente. Se os discursos no palanque foram com sangue nos olhos, a massa celebrou a democracia, apenas isso.

A CÂMARA Se o prefeito Clésio Salvaro não voltasse atrás no aumento do IPTU a Câmara de Vereadores faria sessão extraordinária amanhã para derrubar o decreto do prefeito. Havia respaldo jurídico para isso. A equipe jurídica já havia respondido positivamente ao presidente Júlio Colombo.

A DÚVIDA O questionamento de bastidores entre os advogados é se alguém que já pagou o IPTU pode ou não questionar na Justiça e até pedir sanção que penalize o prefeito.

FRASE DO DIA
“A pergunta agora não é qual recurso vai ser apresentado pelo Lula, mas sim: quando é que Lula vai ser levado à prisão.”
Médico e líder tucano (PSDB) em Criciúma, Márcio Zaccaron, ontem em comentário após o julgamento de Lula.

Deixe seu comentário:

Pin It on Pinterest