Notícias do Sul do Estado

Câmara, prefeitura e IPTU
A Câmara de Vereadores de Criciúma teve que fazer uma gestão de crise às pressas, sexta-feira à tarde, para diminuir respingos e prejuízos à sua imagem, pois nas redes sociais começou a apanhar como se os vereadores fossem os autores do aumento do IPTU. Isso porque os ataques impulsionados inclusive com ajuda de alguns vereadores começavam a livrar a prefeitura e atirar na Câmara. Ainda no fim da tarde de sexta-feira uma nota começou a explicar que o que os vereadores aprovaram um item do aumento e que este implica em apenas 6,5 por cento enquanto os outros 93,5 por cento são consequência de canetaço do prefeito. O prefeito, por sua vez, mandou que a equipe técnica fosse ontem aos jornais e hoje às rádios explicar que a culpa é deles (os técnicos). Justificativas à parte, em princípio não há recurso (nem jurídico) capaz de reverter o aumento.

Governos famintos
Esse absurdo aumento do IPTU – e não é apenas em Criciúma – é um flagrante assalto ao bolso do contribuinte. Fruto da má gestão os caixas da gestão pública estão raspados e precisa ser alimentados. A saída dos gestores é valer-se das prerrogativas legais corrigindo de uma só vez o que alegam ser distorção histórica na base de cálculo.

Palavrão culpado
“Reenquadramento patrimonial” é o principal item usado pelo governo para mexer no IPTU. Ele é nada menos que a reclassificação do patrimônio do contribuinte. Agora, usando mecanismos como o satélite que oferece imagens aéreas que permitem os técnicos olhar uma a uma das unidades sem sair da cadeira, redefinem o padrão.

Vale reclamar
Pode e deve, mas vai adiantar pouca coisa ir até a prefeitura para corrigir os valores do IPTU. As incorreções podem estar naquelas casas em que a aparência é de uma casa muito boa, quando ela tem qualidade bem inferior. Exemplo disso é uma casa antiga com reboco caindo, etc.

A placa
Criciúma virou motivo de chacota no fim de semana por conta de uma placa colocada na frente do quartel da Polícia Militar, na Via Rápida. Além de errar o nome da rodovia erro grave na grafia. A intenção era escrever Via Expressa, mas ficou Via Expreça”. Detalhe: a placa estava certa, mas alguém mandou “corrigir”.

Dono da placa
A responsabilidade sobre a placa é do governo do Estado que contratou a empresa de engenharia SETEP que por sua vez contratou uma terceirizada. Mais do que isso, a empresa Prosul Engenharia, de Florianópolis, tem a responsabilidade de fiscalizar.

Pelo começo
Acélio Casagrande assume hoje oficialmente a Secretaria de Estado da Saúde. Às 14h fará entrevista coletiva na capital e amanhã tem audiência no Ministério da Saúde. Do Sul há dois temas no topo da lista de prioridades: transformar o Santa Catarina de fato num hospital levando para lá a maternidade hoje no Hospital São José. A outra prioridade é o Hospital Regional de Araranguá.

Arroz
Provocado pelo prefeito de São João do Sul, e pelo vice presidente da cooperativa de eletrificação rural local o deputado federal Ronaldo Benedet ficou de levantar informações e posteriormente levar ao governo Federal as discussões a respeito da importação de arroz do Uruguai. Este processo está ocasionando a queda no preço do produto no Brasil e colocando em dificuldade milhares de produtores.

Procurando Nemo
A famosa produção cinematográfica com o título “Procurando Nemo” foi lembrada nos primeiros dias após a inauguração da prefeitura. É que a ideia de transparência deixou funcionários à vista de todos, pois toda parte dos corredores ficaram com vidro totalmente transparente. As salas viraram um aquário e os servidores mal conseguem trabalhar. Sempre tem alguém batendo no vidro e fazendo um positivo.

Prévias de 2018
Antes de terminar este ano ainda, vamos ver Eduardo Moreira e Clésio Salvaro abraçados no palanque. Estes ensaios a gente vem enxergando vez ou outra, mas agora vai ser para valer. Isso porque tudo indica que Moreira será mesmo candidato a governador e para isso ele precisa melhorar a imagem na sua cidade e quem pode fazer isso é o prefeito de Criciúma, que em contrapartida não só arruma suas necessidades de agora como amarra a sua reeleição em 2020. Salvaro vira fácil cabo eleitoral de Eduardo Moreira. É só Moreira governador ser generoso com Criciúma e garantir que Luiz Fernando Cardoso Vampiro não vai lhe atrapalhar na reeleição em 2020.

REFORÇO As articulações para Eduardo Moreira ser o candidato a governador pelo PMDB teria passado a ter o dedo inclusive do ex-governador Jorge Bornhausen. Esta é a informação preferida comentada nos bastidores do palácio do governo.

SEGURO Aos mais próximos o prefeito Clésio Salvaro estaria dizendo que essa reação de indignação ao IPTU é coisa de duas ou três semanas no máximo.

SUBTRAÇÃO Clésio Salvaro precisa lembrar que o aumento do IPTU é apenas mais um dos fatos que subtrai pontos daquele extraordinário saldo de mais de 70 por cento das urnas.

REANIMADO Depois de quase “morto” o Hospital Regional de Araranguá retomou os atendimentos. Só no sábado nasceram na maternidade cinco crianças.

VOCAÇÃO A intenção do Governo do Estado é vocacionar o HRA com o serviço de ortopedia e se possível ainda neste ano com otorrino.

SAÚDE Na prefeitura de Criciúma anda a passos largos um estudo técnico sobre a estrutura da Saúde. A determinação é que seja um estudo de gestão e nada populista.

TÉCNICA Nas outras vezes que ensaiaram estudos desta natureza a conclusão sempre foi a mesma: existem unidades de saúde demais e equipadas de menos. Falta coragem política para gerir a saúda de forma técnica.

ALVO Não é por acaso que o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) (Blumenau) veio à inauguração da prefeitura de Criciúma e que criou assessoria só para distribuir diariamente suas notícias para todo o Estado. Ele está de olho na majoritária.

CANSAÇO O deputado federal Waldir Colato (PMDB) levou um grande susto, sábado às 17h. Dormiu no volante e bateu de leve a camionete que diria contra um barranco, quando retornava de um compromisso no Oeste. Machucou-se de leve.

FRASE DO DIA
“Tentar imputar aos vereadores o aumento do IPTU é no mínimo uma irresponsabilidade. Nos vamos nos reunir nesta segunda-feira para em conjunto verificar medidas cabíveis para que seja revisto o tal reenquadramento.”
Júlio Colombo, presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, reagindo às críticas dirigidas aos vereadores no caso do aumento do IPTU.

Deixe seu comentário:

Pin It on Pinterest