Notas do Sul, hoje

Titulares voltam à ALESC
Todos os deputados estaduais que ocupam algum cargo no Executivo retornarão à Assembleia Legislativa na próxima semana. E não é para votar nenhuma matéria do governo, como costuma ser a estratégia governista, mas por interesse deles próprios. É que será votado o orçamento impositivo, que é quando o deputado elenca recursos advindos da fonte principal do governo e que obrigatoriamente devem ser atendidos pelo Executivo na forma proposta pelo parlamentar. Isso significa destinação de algo em torno de R$ 5,5 milhões para cada deputado. Assim o deputado eleito não pode deixar de estar em plenário para destinar o dinheiro.

Posse no DCE
Em solenidade bastante prestigiada tomou posse nesta sexta-feira a nova diretoria do Diretório Central de Estudantes (DCE). Chamou atenção no evento o carinho dos acadêmicos para com a reitora da universidade, Luciane Ceretta. Ela é uma espécie de ídolo dos alunos.

Presidente da ACIC
Foi eleita por aclamação nesta sexta-feira a nova diretoria da Associação Empresarial de Criciúma. O novo presidente será o empresário Moacir Dagostin (TWA Fomento Comercial), que tomará posse em março. No discurso de eleito confirmou que a proposta é de continuidade da atual gestão, da qual ele já faz parte.

Sem teto
Um grupo de empresários donos de aeronaves em Criciúma reuniu-se nesta sexta-feira em uma sala do aeroporto Diomício Freitas para ouvir a equipe técnica do Governo do Estado anunciar que não será renovado o contrato com a atual administradora, a RDL. A alternativa é a formação de uma cooperativa local para ratear os custos. A prioridade passou ser o aeroporto de Jaguaruna.

Turbulência
Existe um viés político a ser observado no caso do Aeroporto Diomício Freitas, qual seja o de que de fato as atividades forem encerradas, isto vai acontecer justo quando o Secretário de Estado da Infraestrutura (a quem está afeta a administração dos aeroportos) é Luiz Fernando Cardoso Vampiro, de Criciúma e o governador na ocasião pode ser outro líder do sul, Eduardo Pinho Moreira.

Cidadania
Mais de 250 pessoas, entre professores, agentes sociais e funcionários da saúde, participaram nesta sexta-feira, da abertura dos seminários “Drogas por quê” e “Bebibas: lazer com responsabilidade”. O evento, realizado no auditório do colégio Maximiliano Gaidzinski, em Cocal do Sul é realizado pela Fundação Milton Campos, que é uma instituição vinculada ao Partido Progressista, mas voltado a programas de cidadania.

Na bomba
O Governo do Estado emitiu nota para eximir-se da “culpa” pelo aumento da gasolina. Isso porque os postos alegam que vão subir o preço na bomba porque aumentou o valor de referência do ICMS. O Estado faz a média do mês para no mês seguinte estabelecer o valor referência e sobre ele aplicar os 25 por cento do tributo. Ocorre que da forma com foi divulgado ficou parecendo que o governo subiu a alíquota. Ela segue igual, mas se o valor cobrado pelos postos é maior, o ICMS sobe percentualmente. São as partes tentando eximir-se do custo da gasolina.

Os Amin em 2018
A ex-deputada federal e ex-prefeita da capital Ângela Amin acompanhou o filho deputado estadual João Amin em agenda no sul do Estado. Enquanto Esperidião Amin segue dividindo o tempo entre a Câmara dos Deputados Federais e a articulação do partido para o ano que vem, Ângela não parece nem um pouco fora do jogo. Pelo contrário. Mesmo sem cargo ela se insere na agenda com a mesma facilidade dos tempos em que estava no poder. Durante entrevista na rádio Eldorado foi o filho quem soltou entre uma e outra resposta a interpretação de que ela está no páreo. Foi quando ele disse que em 2018 ela (sua mãe Ângela) terá seu apoio, esteja onde estiver. Conclusão: a família Amin joga com mais de uma possibilidade.

JOGOS Na abertura dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (PARAJASC), nesta sexta-feira em Criciúma, o Governo do Estado foi representado pelo deputado tucano e Secretário de Esporte e Turismo, Leonel Pavan.

AGENDA O vice-governador Eduardo Moreira saiu de Florianópolis cedo na última sexta-feira, foi para Brasília onde ao lado do governador Raimundo Colombo teve audiência com o Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles e com o Presidente da República, Michel Temmer.

POLÍTICOS A região carbonífera, especialmente Criciúma, não perde para nenhuma outra do estado em termos de peso político presente. Não é só o ex-deputado Júlio Garcia, que virou o articulador mais importante da politica catarinense, que faz base em Criciúma.

NO SUL No meio da tarde desta sexta-feira Eduardo Moreira desembarcou no aeroporto Diomicio Freitas, participou de solenidade de formatura à noite e ainda retornou à Florianópolis para um jantar comum grupo de médicos cardiologistas no Palácio da Agronômica.

PASSEANDO No fim de semana passado Moreira foi visto passeando pela Praça Nereu Ramos muito a vontade, de camisa polo, calça jeans e sem o estafe de vice-governador.

EM CASA Outro político que frequenta Criciúma sempre e como quem está em casa é o deputado federal João Paulo Kleinubing, como nesta sexta-feira, quando passeou acompanhado do sogro, o ex-vereador Woimer Loch e almoço no Criciúma Clube.

FERIADO Segunda-feira alguns municípios da região celebram o feriado de Santa Bárbara, a padroeira dos mineiros. A data vem perdendo importância e as celebrações cada vez menores. Apesar deste cenário, segue existindo resistência à ideia de trocar o feriado com o dia 19 de março, dia de São José, padroeiro do município.

PÊSAMES Faleceu e foi sepultado nesta sexta-feira Romelino Luiz Fabris, aos 61 anos, irmão do vice-prefeito de Criciúma, Ricardo Fabris.

FRASE DO DIA
“O PP precisa conversar com todos e a partir do carnaval decidir. Não pode ser como em 2014 quando se esperou até a convenção e o partido só tinha um plano, e um plano personalista. Temos que apoiar os bons e não como foi lá atrás.”
Deputado estadual João Amin (PP) numa crítica ao ex-deputado estadual Joares Ponticelli, que era o presidenteda sigla em 2014.

Deixe seu comentário:

Pin It on Pinterest