Moreira recebe Alckmin de governador para governador

Eduardo recebe Alckmin

Eduardo Moreira, vice-governador de Santa Catarina e principal líder estadual do PMDB deve receber na condição de governador do Estado o tucano governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que vem à Florianópolis sábado na como líder nacional do PSDB e um dos pré-candidatos a presidência da república. Recentemente Moreira disse que Alckmin é o seu candidato a governador. Situação delicada aos tucanos catarinenses, pois se Moreira pedir ao presidenciável o apoio em Santa Catarina, o PSDB não terá como negá-lo. Por isso, o encontro deste sábado em Florianópolis tem enorme apelo.

Governador

Eduardo Moreira está governador do Estado desde ontem. O governador Raimundo Colombo viajou para os Estados Unidos, onde permanece até o fim de semana. A transmissão de cargo ocorreu logo após ambos participarem, ontem, da inauguração do novo complexo administrativo da Segurança Pública.

Casa própria

O complexo administrativo da Segurança Pública, inaugurado ontem em Florianópolis é o que mais  se aproxima do modelo de gestão. Os órgãos todos concentrados em uma mesma área, prédio próprio e novo, construído adaptado às necessidades da pasta.

Espera

Agosto é o mês em que o razoável a todos os partidos é suspender todo e qualquer assédio a possíveis candidatos de outas siglas. É o prazo para ver evoluir a proposta de reforma da legislação eleitoral. Atrair pré-candidato de outra sigla agora é apenas valorizá-los. A caça aos candidatos deve ser reaberta em setembro, pois as filiações devem ser feitas um ano antes. Até o final deste mês será possível perceber se haverá ou não reformar eleitoral.

Vem no pacote

O “distritão”, que é a aposta dos maiores líderes políticos como regra para as eleições do ano que vem, é a forma disfarçada do voto em lista, pois são os partidos que irão indicar os candidatos e os seus distritos. Ao mesmo tempo o distritão é a forma de acabar com as coligações e reduzir drasticamente o número de partidos.

Financiamento público

No pacote da reforma que está em discussão em Brasília existe ainda outro ingrediente “camuflado”. Trata-se do financiamento público de campanha, que virá como consequência do fundo partidário de R$ 3,5 bilhões, que está sendo criado para financiar os partidos e suas campanhas. Foi a saída que os políticos encontraram para suprir a ausência do financiamento de campanha pelas empresas (CNPJ).

Um dos três

O PT do Sul do Estado tem definido que se as regras das eleições de 2018 forem as vigentes atualmente o candidato a deputado federal será um líder sindical. E tem três nomes: Célio Elias (Alimentação), Carlos De Cordes (Químicos) e Bárbara Teixeira (Servidores Municipais). Se o distritão passar, todos serão cabos eleitorais.

Décio, a volta

Depois de ser prefeito em Criciúma, ter sido reeleito e cassado, ter sido deputado estadual, mudado para o Balneário Rincão onde foi prefeito que perdeu a reeleição, o arquiteto Décio Góes está de volta. É dado como nome certo nas próximas eleições. Será o candidato a deputado estadual pelo PT, seja com a regra atual ou a nova.

Risco de fechamento de Jaguaruna

O receio das autoridades empresariais de Criciúma não se restringe à perda de dois voos diários da Azul Linhas Aéreas, mas ao fim das operações comerciais no aeroporto de Jaguaruna. O raciocínio é que se uma empresa retirar um voo, o outro passa a ter demanda excessiva e isso na aviação significa tarifas mais caras. Por sua vez, tarifa mais cara significa risco de os passageiros buscarem alternativas. Neste raciocínio o voo da Latam passaria a ter muita procura, depois ficaria caro e por isso perderia interessados e logo depois se tornaria inviável por seu preço. Trata-se de um efeito dominó ameaçador à vida do aeroporto de Jaguaruna.

APELO Liderados pela Associação Empresarial de Criciúma setores da região devem se mobilizar para atrair alguma nova companhia aérea ao aeroporto regional de Jaguaruana.

FUNDAM O financiamento Fundam II, do Governo do Estado, já não tem mais chances de ser assinado neste ano por questões burocráticas. Fica para o ano que vem. Este fato reforça a tese de Raimundo Colombo para entregar o governo a Eduardo Moreira apenas em abril (prazo) final.

AÉREO Enquanto a Azul Linhas Aéreas anuncia retirada do voo Jaguaruna (SC) a Campinas (SP) a mesma empresa está anunciando opção de voo entre Florianópolis (SC) e Caxias do Sul (RS). É óbvio que se trata de uma decisão pautada em melhor demanda.

PORTANTO A percepção do setor é que o movimento de procura por voos do sul de Santa Catarina na ligação com São Paulo (Campinas) perde para a linha entre Florianópolis e Caxias do Sul.

MEDALHA O governador Raimundo Colombo, o vice-governador Eduardo Moreira e outras dez pessoas receberam ontem a medalha mérito da segurança pública, durante ato na capital. Convenhamos, com a segurança pública nos patamares atuais qual é o valor de uma medalha deste porte. Gaveta na certa.

SUBSÍDIO Em Joinville, onde os vereadores tem recesso inclusive de inverno além de amplo apoio de gabinete e carro à disposição, aprovaram aumento de três por cento aos seus salários, nesta semana. O vereador passa a receber R$ 12,8 mil.

___________________________________________

FRASE DO DIA

“A impressão que a reitora deixou a nós da ACIC, foi a melhor possível. Não foi de graça que a interrompemos duas ou três vezes para aplaudi-la. Ela foi perfeita desde a forma como nos fez enxergar o que é a nossa Unesc.”

César Smielevski, presidente da Associação Empresarial de Criciúma ao comentar a exposição feita pela reitora da Unesc, Luciane Cereta à diretoria da ACIC, segunda-feira à noite.

Deixe seu comentário:

Pin It on Pinterest