Mariani vai renovar o pedido de renúncia da executiva do PMDB Nacional nesta terça-feira (21)

Mauro Mariani avisou em evento do PMDB Mulher de SC que vai reiterar no pedido de renúncia da executiva nacional

O presidente do PMDB de Santa Catarina não vai dar tréguas ao comando do PMDB Nacional. Nesta segunda-feira (20), em ato de posse da nova presidente do PMDB Mulher em Florianópolis, Mauro Mariani reiterou os argumentos que o levaram a pedir em setembro passado a renúncia da executiva nacional do seu partido.

“Amanhã no início da tarde estarei em Brasília na reunião do PMDB Nacional e vou renovar o pedido de renúncia da atual executiva e a eleição de novos dirigentes. O PMDB de Santa Catarina tem história e seus filiados não podem ser confundidos com meia dúzia de picaretas”, discursou o pré-candidato do partido ao Governo do Estado em 2018. A Executiva Nacional do PMDB se reúne nesta terça-feira na capital federal para tentar marcar a convenção nacional, adiada por várias vezes.

Mariani discursou com estas palavras duras na presença do ex-governador Paulo Afonso Vieira, ex-senador e ex-governador Casildo Maldaner, as deputadas Ada de Luca e Dirce Heiderscheidt, sua esposa Cynthia Camargo Mariani, e dezenas de lideranças femininas de várias regiões do estado. O presidente do PMDB catarinense acredita que o movimento que o estado iniciou já chega a mais de dez estados, e deve crescer.

A ausência mais sentida foi do vice-governador Eduardo Moreira, que segundo assessores presentes, estava em compromisso do Governo e não poderia comparecer, mas mandou cumprimentos a todas. Este jornalista esteve lá e sentiu a estranheza pela falta do vice-governador e ex-presidente do partido.

Novo comando do PMDB Mulher
A deputada estadual Dirce Heiderscheidt assumiu nesta segunda-feira o comando do segmento mulher do partido em SC. Ela sucede a também deputada estadual Ada de Luca que esteve à frente do movimento por dois anos.

Dirce deseja implantar coordenadorias regionais do PMDB Mulher nas regiões, mapear nomes para concorrer à Câmara Federal e Assembleia Legislativa, e até para a chapa majoritária, e ainda identificar e levantar mais claramente as bandeiras das mulheres.

“Chega de ficarmos escondidinhos, como estamos há oito anos. Vamos para o palco central, Santa Catarina precisa do PMDB novamente comandando o Governo do Estado, e Mauro Mariani é o homem certo, de fé, coragem e determinado para isso”, finalizou com muitos aplausos da plateia.

Retaliações e cenários adversários
A posição de Mauro Mariani já rendeu ameaças por parte do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e renderam a exoneração de Tufi Michreff da diretoria da Embratur, recentemente. O deputado federal parece contar com o apoio da sua executiva estadual e alguns deputados federais e estaduais. O caminho que traça para descolar do PMDB Nacional e suas denúncias e atos de corrupção podem levar a mais retaliações.

Por outro lado há movimentações vindas do PSD, com o deputado federal João Rodrigues que já colocou o nome para disputar contra o seu correligionário e presidente do seu partido, PSD, o deputado estadual Gelson Merísio. Rodrigues conta com o apoio de Júlio Garcia, recém retornando à política partidária após pedir aposentadoria no Tribunal de Contas do Estado.

Essa movimentação tem a assinatura, dizem fontes peemedebistas ligadas à Mariani, do governador Raimundo Colombo e de um grupo que deseja manter privilégios que não teriam em chapa com o peemedebista no comando. Haveria interesse inclusive em se colocar propostas no sentido de, nós trocamos Merísio por Rodrigues, e vocês trocam Mariani por… quem seria?

E o vice-governador Eduardo Moreira, de qual lado ficará? Até aqui tem declarado apoio incondicional à Mauro Mariani. Passado recente mostra que nem sempre foram assim, afinados. Final do ano movimentado nos bastidores da política catarinense, e qualquer aposta pode cair por terra por antecipação. Muita água vai rolar por baixo da velha ponte Hercílio Luz e pontes Pedro Ivo e Colombo Salles antes do quadro final.

Deixe seu comentário:

Pin It on Pinterest