Luciano Hang denuncia três deputados, o encontro de Pinho Moreira e Marcos Vieira e Pavan de saída do PSDB? Esses e outros destaques

Ontem a tarde a chegada do governador em exercício Eduardo Pinho Moreira (MDB) a Assembleia Legislativa, chamou a atenção de todos. Ao invés de se dirigir ao gabinete de um parlamentar de seu partido, ele foi ao encontro de Marcos Vieira (PSDB) para discutir alguns assuntos de interesse do agronegócio.

Logo ao entrar na sala do tucano, Pinho Moreira brincou ao dizer que “agora a chapa estava formada” com o PSDB apoiando o MDB, ouvindo como resposta de Vieira que poderia ser ao contrário, com os emedebistas apoiando os tucanos. A política se limitou as brincadeiras e, a primeira pauta da conversa foi a respeito de uma reunião que acontecerá na próxima segunda-feira (02), no Extremo-Oeste, organizada pela Associação Empresarial de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul (ASCOAGRIN).

No mesmo dia, será realizado um ato para chamar a atenção das autoridades de que o processo aduaneiro do porto seco local, precisa ser mais ágil. Vieira ouviu relatos de que as carretas podem levar até trinta dias para serem despachadas, o que já provocou a busca por aduanas em outros estados, gerando prejuízo fiscal para Santa Catarina.

Ainda para quarta (04) ou quinta-feira (05) de manhã, está sendo agendada uma reunião em Brasília na Receita Federal, com a participação de Vieira, Pinho Moreira, dos senadores Dalírio Beber (PSDB) e Paulo Bauer (PSDB), além do secretário de Estado da Agricultura Airton Spies. Já quanto ao outro assunto, interessa diretamente ao Oeste, pois tratou da criação de uma aduana no município de Paraíso.

Marcos Vieira argumentou que a BR-282 até o Rio Peperi-Guaçu, e a estrada até San Pedro na Argentina já estão concluídas, restando apenas a construção de uma nova ponte internacional de 200 metros de extensão, para ajudar na viabilização da Rota do Milho, que reduzirá consideravelmente o custo do milho que passará a ser comprado do Paraguai. Ao final do encontro, o governador não pôde demorar devido a um compromisso, mas, antes de sair do gabinete ele ouviu do tucano: “Então deixa para a próxima conversa a pauta sobre política”.

Pavan de saída?

O secretário de Estado do Turismo Leonel Pavan (PSDB), poderá deixar o seu partido. Na segunda-feira desta semana no almoço da bancada na Assembleia Legislativa, ele defendeu que o melhor caminho é os tucanos indicarem o vice dos emedebistas e, que ele estaria preparado para ocupar a vaga. A conversa não recebeu a aprovação dos demais presentes, já que o partido trabalha para ter o candidato a governador. Por isso, sem ver muito espaço no PSDB, Pavan já estaria flertando com outros partidos, incluindo o MDB. Uma outra possibilidade estudada é a de ser o primeiro suplente de Raimundo Colombo (PSD) ao Senado, caso os tucanos se aproximem dos pessedistas.

Possibilidades

Os pré-candidatos ao Governo do Estado Gelson Merisio (PSD) e Esperidião Amin (Progressistas), estão alinhados sobre quem encabeçará a aliança. A definição será somente mais a frente, porém, no caso de Merisio encabeçar o projeto, é dito que Amin e o empresário e vereador de Joinville Ninfo König (PSB), podem intercalar a vaga de vice e ao Senado. A ex-deputada federal Ângela Amin (Progressistas) que tentará retornar à Câmara dos Deputados, também é uma opção para a majoritária.

Ninfo deverá estar na majoritária.

Deputados denunciados

O empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, denunciou três deputados estaduais ao Conselho de Ética da Assembleia Legislativa. Foram denunciados Luciane Carminatti (PT), Dirceu Dresch (PT) e Cesar Valduga (PCdoB), por quebra de decoro parlamentar, por terem participado no dia 19 de fevereiro de um ato contra a reforma da Previdência, que culminou com o fechamento de sua loja na Avenida Getúlio Vargas em Chapecó. Na oportunidade, a Polícia Militar foi chamada para reabrir o estabelecimento que teve a sua porta trancada com uma corrente fechada com cadeado.

Hang denunciou deputados devido ao fechamento de sua loja.

Procedimento

O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa avaliará a denúncia na próxima quarta-feira (04). Caso seja aceita, um processo por quebra de decoro parlamentar será aberto obrigando os deputados a apresentarem as suas defesas. O empresário Luciano Hang promete apresentar provas da participação de Luciane Carminatti (PT), Dirceu Dresch (PT) e Cesar Valduga (PCdoB) no ato. A decisão de aceitar ou não a denúncia, somente não foi tomada ontem devido a um pedido de vistas feito pelo deputado Fernando Coruja (MDB).

Curiosidade

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Chapecó Márcio Sander, ainda não decidiu se continuará no cargo, ou se deixará a pasta no início de abril para ficar apto a ser candidato. Na próxima quarta-feira (04) uma conversa entre Sander e o prefeito Luciano Buligon (PSB) está marcada, quando será dada uma definição. Outra curiosidade, é a respeito do partido em que o atual secretário deverá se filiar, já que estaria de saída do PR. O presidente estadual republicano, deputado Jorginho Mello tentará convencê-lo a ficar.

Recursos para a saúde

Hoje as 09h o ministro da Secretaria de Governo Carlos Marun, estará no Centro Administrativo em Florianópolis para uma reunião com o governador em exercício Eduardo Pinho Moreira (MDB). Na oportunidade será oficializado o repasse de recursos para a área da Saúde. Foram convidados para participar alguns representantes do Fórum Parlamentar Catarinense, no caso, os deputados federais Carmen Zanotto (PPS), João Paulo Kleinübing (DEM) e Jorginho Mello (PR). O secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, e o secretário adjunto de Estado da Fazenda, Marco Aurélio Dutra, também foram convidados. Após, Pinho Moreira e Marun, acompanhados do secretário de Estado do Turismo Leonel Pavan, farão uma visita técnica ao Centro de Eventos de Balneário Camboriú, programada para as 10h30.

Marun vem ao estado representando o presidente.

IPTU Verde

O vereador Cleiton Fossá (MDB) apresentou através de um Projeto de Lei, uma proposta de criação do IPTU Verde em Chapecó. A ideia é conceder benefício tributário ao contribuinte que adote medidas que melhorem, preservem, protejam e recuperem o meio ambiente. A matéria prevê redução do valor do IPTU ao proprietário do imóvel, que adotar alguma medida prevista na lei, como, por exemplo, a instalação de sistema de captação da água da chuva; de sistema de aquecimento hidráulico solar; ou telhado verde; entre outros. O desconto será de acordo com à eficácia e proporção de seus resultados benéficos ao meio ambiente.

Fiesc

O presidente da Fiesc Glauco Côrte, fez o lançamento da 10ª Edição da Agenda Legislativa da Indústria de Santa Catarina. O documento traz o posicionamento da entidade sobre 43 propostas que tramitaram no legislativo estadual, entre maio de 2017 e fevereiro deste ano.

Perone confirmado

O diretor executivo do Sicom Eduardo Perone, recebeu ontem ao final da tarde a confirmação de sua aprovação no processo seletivo do Partido Novo. Agora ele é pré-candidato a deputado federal. Perone participa do processo desde outubro do ano passado.

Contábeis

Líderes das turmas dos cursos de Ciências Contábeis, coordenadores de cursos e comissão organizadora participarão na próxima terça-feira (03), do lançamento do Encontro Regional de Ciências Contábeis (ERCCONT 2018), às 19h30, na sede do Sindicont, em Chapecó. A intenção é conversar e apresentar a quarta edição do evento aos estudantes para que depois disseminem entre os colegas em cada universidade. Será exposto o site do evento, os palestrantes e demais atrativos, além de palestra com o contador Reni Donatti. O ERCCONT 2018 está programado para os dias 28 e 29 de maio, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês.

Regional

O ex-presidente do Sindicont Alcindo Oliveira Lopes, é o novo delegado do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina. Ele ficará na função até março de 2020.

Lamentável

As lideranças políticas precisam levantar uma importante discussão para o país, que é a pacificação política. Estamos flertando com o rompimento democrático, onde a raiva e a violência começam a tomar conta. Será que é esse país que nós queremos? Uma coisa é a diferença ideológica, que deve se ater ao debate. Ninguém tem o direito de ferir o outro por não pensar da mesma forma. Por isso, é importante lamentar os tiros dados nos ônibus da Caravana do ex-presidente Lula (PT), e as ameaças ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin.

Homenagens a Caroline

Hoje as 18h30 – Chegada do corpo no Aeroporto de Chapecó – deslocamento com veículo de funerária, escoltada por viaturas policiais até a funerária para preparação do corpo.

 

– Quando pronto, deslocamento para o Centro de Eventos, Sala Agostinho Duarte (térreo, à esquerda).

 

22h – Previsão de início do velório no Centro de Eventos Sala Agostinho Duarte (térreo, à esquerda).

 

30/03/2018 – 09h – Cerimônia de despedida no Centro de Eventos.

 

30/03/2018 – 10h – Saída do Centro de Eventos para o sepultamento no cemitério Jardim do Éden (deslocamento pela Assis Brasil/Uruguai/General Osório/Irineu Bornhausen).

 

30/03/2018 – 11h – Sepultamento no cemitério Jardim do Éden, com honras Militares (salva de tiros realizada por policiais militares femininas, colegas da Sd Caroline).

 

“Me ouça de segunda a sexta as 13h15 na Super Condá AM 610”

“Também me leia no jornal Sul Brasil”

Deixe seu comentário:

Pin It on Pinterest