Geovania e Napoleão podem ser alçados à majoritária, Pinho Moreira já tem data para assumir o governo, o anúncio de Hang entre outros destaques

Marcos Vieira conversa pensando na eleição.
Foto: Marcelo Lula

O presidente estadual do PSDB, deputado Marcos Vieira, começou o ano intercalando o descanso e as reuniões políticas. Ele se encontrou com os senadores de seu partido, Paulo Bauer e Dalírio Beber, para avaliar os cenários estadual e nacional, quando o trio reafirmou três decisões: a manutenção da unidade partidária e, que ninguém e nenhum fato irá quebrar a união do PSDB; reforçaram que o partido terá candidato a governador, sem a mínima possibilidade de abrir mão dessa condição; e que buscarão os parceiros necessários para consolidar essa posição. Somente estão descartados o PT, PSOL e PCdoB, de resto, os tucanos consideram todos bem-vindos.

Na quarta-feira (04), Vieira recebeu em sua casa de veraneio, em Cachoeira do Bom Jesus, a visita do vice-governador Eduardo Pinho Moreira (MDB). O encontro entre ambos que já se tornou tradicional em todos os verões, teve um almoço feito pelo anfitrião que é especialista em frutos do mar, que cozinhou tainha escalada, acompanhado de ova e moela de tainha. O emedebista e o tucano enquanto almoçavam, falaram a respeito do litoral, de viagens e, pouco de política. Pinho Moreira relatou os desafios que enfrentará ao assumir o Governo do Estado, porém, a conversa não foi longe pelo fato de Vieira não ter interesse na permanência do PSDB no governo.

Ontem foi dia de descanso para o líder tucano, porém, ele segue pensando na melhor composição para a eleição e, um nome que entra no páreo, é o da deputada federal Geovania de Sá. Vieira afirma que se ela não estiver na majoritária deste ano, que estará em 2022. Já a posição, tanto pode ser de candidata a governadora, vice ou ao Senado. “Será o único partido a ter uma mulher na majoritária”, tem afirmado o deputado nos bastidores.

Nesta próxima segunda-feira (08), ele inicia a sua agenda política e, o primeiro município que será visitado é Caibi, aqui no Oeste. A razão é que foi o último diretório instalado pelo PSDB, garantindo a presença da legenda em todo o estado.

Geovania pode ser alçada à majoritária.

Nomes tucanos

Nos bastidores do PSDB os nomes do senador Paulo Bauer, do deputado estadual Marcos Vieira e do prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, são os mais cotados para a disputa ao Governo do Estado. Agora, aparece o de Geovania de Sá, que seria neste momento uma opção mais remota, porém, está no páreo. Há duas linhas de defesa no ninho: uma com Bauer a governador e Bernardes ao Senado, e outras lideranças que defendem a inversão, com o prefeito disputando a Casa D’Agronômica.

Bauer e Bernardes são cotados para compor na majoritária.
Foto: Assessoria/ PSDB

Bernardes a disposição

Em meio aos cuidados ao lado da esposa, da pequena Manoela que completou dois meses. O prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes (PSDB), me atendeu para uma rápida conversa. Sobre as informações a respeito da majoritária, ele me disse que tem sido estimulado por lideranças políticas, o que tem lhe gerado um grande ânimo. Por outro lado, está numa fase de reflexão. “Do ponto de vista geral, eu avalio aonde eu posso contribuir. Eu me considero um ator de contribuição e, estou no partido para ser uma solução, jamais motivo para divisão. Já estou feliz e honradíssimo por ser prefeito de Blumenau”, afirmou Bernardes.

O dia D

O vice-governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) assume o Governo do Estado no dia 16 de fevereiro. Essa é a data em que começarão as licenças do governador Raimundo Colombo (PSD), que primeiro irá para Madrid na Espanha, onde participará de um curso, e na volta fará exames e cuidará da saúde.

Mister Havan

Hoje os olhos estão voltados para Brusque, sede da Havan. É que as 10h acontece a esperada coletiva do empresário Luciano Hang e, é dito nos bastidores que ele poderá anunciar que é pré-candidato a governador, ou a outro cargo. Nada está confirmado, porém, ele se desfiliou oficialmente do MDB ontem à tarde e, já teria uma agenda com alguns nomes da política para os próximos dias, incluindo o deputado federal João Rodrigues (PSD). O pessedista não confirma a agenda, porém, uma fonte garante que eles marcaram um jantar coincidentemente para uma data após a realização da coletiva.

Galina não quer

Se depender do atual presidente da Casan, Valter Galina, o seu colega de MDB, Paulo Meller, não assumirá a presidência da estatal, após ele renunciar ao cargo para ser pré-candidato a deputado estadual. Acontece que Meller que é muito próximo do vice-governador Eduardo Pinho Moreira (MDB), apoia o atual secretário de Estado da Infraestrutura Luiz Fernando Cardozo, o Vampiro, que também deixará o cargo para voltar à Assembleia Legislativa. Pelo que eu soube em Florianópolis, parece que Galina será frustrado na sua intenção de indicar o sucessor, já que a preferência é por Meller.

Meller deverá ser confirmado para a presidência da Casan.

Foco

Em conversas com membros de seu governo, o prefeito de Chapecó Luciano Buligon (PSB), disse que é hora de focar na obra do aeroporto de Chapecó, na concessão da rodoviária e nas definições da destinação da Arena Condá. Outra determinação é para a ampliação do Ouvindo o Nosso Bairro, e a criação da versão digital do programa, que permitirá as pessoas que não conseguem participar da reunião, opinarem através da internet.

Cuidado com animais

Alguns animais de estimação merecem atenção durante os dias quentes e secos neste período do ano. Dicas simples como ter o acesso fácil para água e evitar a caminhada em horários com o sol muito forte, podem ajudar a manter o animal hidratado e saudável no verão. Essas são algumas orientações que a Polícia Militar Ambiental passa à população. É importante cuidar o comportamento e as caminhadas em locais de muito Sol, que pode ferir as patas dos animais, pois, o chão fica muito quente. Em falar nisso, o estado terá que ter por força de lei, uma delegacia especializada para denúncias de maus tratos aos animais. Importante iniciativa para acabar com a covardia das agressões e do abandono.

Destaque

“IPTU de Chapecó: Não haverá majoração de valores dos tributos municipais, apenas a reposição da inflação equivalente à correção apurada por meio do índice do INPC/IBGE, entre 1º de dezembro de 2016 e 30 de novembro de 2017. Os tributos serão atualizados em 1,9448%, menor índice dos últimos 19 anos – desde 1999.”

Deixe seu comentário:

Pin It on Pinterest