Dúvida: quanto o DEM vai crescer em SC

Uma das grandes dúvidas do momento é sobre quanto o partido Democratas vai crescer em Santa Catarina. Se as previsões dos primeiros a “se bandearem” para a sigla se confirmar, transforma-se no chamado quinto grande nas composições: PMDB, PSDB, PSD, PP e DEM. É tese segura de que dos quatro grandes hoje, ganha a eleição quem levar três. Por isso se especulam composições de PMDB com PSD e PSDB de um lado ou de PP com PSDB ou PSD de outro. Se o DEM crescer mesmo, tudo indica que ele irá para onde já estejam três, ou seja, o partido não vai bancar aventura. Mesmo assim pode entender que deve ter uma vaga na majoritária. E dá, pois são quatro as vagas: governador, vice e duas para senador.

O deputado federal João Paulo Kleinubing foi o primeiro do PSD a anunciar mudança para o DEM. Especula-se que sua antecipação foi para garantir alguma posição de destaque como brigar pela vaga na majoritária ou a presidência do partido. Se for isso, outros que estão cogitados podem desistir da ideia de migrar.

Figuram na lista de possíveis migrantes para o DEM nomes como o próprio governador Raimundo Colombo e o ex-deputado estadual Júlio Garcia. Eles e todos os que pretendem mudar tem prazo até o dia 7 de abril.

Ponto fraco

Líderes dos grandes partidos entendem que um dos grandes problemas do PMDB é que ele é o único partido que ainda não definiu o seu candidato. Enquanto isso o PP lançou Esperidião Amin, o PSDB tem Paulo Bauer e o PSD vai de Gelson Merísio.

Aliança

Quem casa quer saber com quem vai casar. É pouco saber de qual família, mas com quem é que vai conviver. O PMDB oferece aos seus pretendentes as dúvidas sobre Eduardo Moreira, Udo Döhler, Mauro Mariani e até Dário Berger.

Influências

Sobre a eleição presidencial que influencia muito na composição das alianças da eleição estadual, os líderes do PSDB de Santa Catarina trabalham com a certeza de que Geraldo Alkmin será o candidato a presidente da república e que João Dória Júnior será candidato ao governo. Seu vice será do PSD e o DEM vai estar na aliança.

Deixe seu comentário:

Pin It on Pinterest