Destaques desta segunda-feira no Sul

Despedida com polêmica
O projeto da Escola Sem Partido, proposto também na Câmara de Vereadores de Criciúma, não teve o debate que se sugere para um tema desta natureza. Não teve e nem teria. Os tempos atuais desaconselham debates de onde se exige equilíbrio e nenhum radicalismo. Proposto nacionalmente por uma ONG ligada ao PP, a matéria em Criciúma tem dois pastores à frente da discussão, ingrediente que contribui para que os contrários selem na ideia algo distorcido. Mesmo assim, sem consenso e com um movimento contrário bastante barulhento, ele deve ser votado e aprovado na sessão da Câmara de Vereadores hoje. Até sexta-feira contava-se pelo menos 12votos. São necessários apenas nove. O entendimento é que a população silenciosa aprova, enquanto os grupos ruidosos são contrários. É por conta da percepção dos primeiros que os vereadores devem enfrentar tumulto na sessão de hoje. Este é um dos últimos projetos do ano. Amanhã a Câmara encerra o ano legislativo.

Fez bem
Havia setores que sugeriam que o projeto Escola Sem Partido fosse incluído de surpresa na pauta da sessão da última sexta-feira. O presidente do Legislativo, Júlio Colombo disse que não faria isso. Falou em “jogar limpo”. Fez bem. Teria ficado muito mal se tivesse incluído a matéria na pauta de uma sessão extraordinária.

“Sinuca”
Dois deputados criciumenses podem ficar no que popularmente convencionamos chamar de “sinuca de bico”. Ronaldo Benedet (PMDB) e Geovânia de Sá (PSDB), assim como Jorge Boeira (PP) anunciam que votarão contra o projeto da reforma da previdência. Para Boeira sem problemas, mas para Geovânia e Benedet problemas, pois os seus partidos devem fechar questão pela provação da matéria.

Sem saída
Deputado que vota diferente do partido em caso de fechamento de questão pode sofrer sanções como a expulsão da sigla com risco deperda do mandato. Isso significa que os dois deputados do sul terão enormes dificuldades para tratar do assunto, já que pelo que tudo indica a matéria deve sim andar na Câmara dos Deputados.

PSDB
A convenção nacional do PSDB cravou o que era previsto e aquilo que os tucanos catarinenses foram defender, ou seja, Geraldo Alkmin presidente nacional da sigla e candidato à presidente da república em 2018. Aécio Neves não teve clima para ficar o tempo todo na reunião.

Na Executiva
Durante a convenção nacional do PSDB, neste sábado em Brasília, a deputada federal Geovânia de Sá assumiu a Executiva Nacional da sigla no cargo de coordenadora de Comunicação Social.

No Sul
O governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Moreira devem vir ao sul do Estado duas vezes nas duas próximas semanas. Sexta-feira (dia 15) eles virão para inaugurar o acesso ao Farol de Santa Marta, a ampliação do Hospital São José e o trevo do bairro Presidente Vargas. No dia 20 eles retornarão para inaugurar a Via Rápida.

Jogo do PMDB
Aos planos do PMDB alinhado com o PSD de Raimundo Colombo o deputado Mauro Mariani pode ter feito uma jogada de mestre ao emplacar na sigla a próxima reunião apenas para fevereiro. Quer dizer, até lá nada deve ser discutido sobre possível substituição de candidato ou outro procedimento qualquer que crie chances de Eduardo Moreira e Colombo emplacar Udo Döhler, como se acredita nos bastidores.

Da defesa ao ataque
Deve ser entregue hoje ao juiz Pedro Aujor Furtado Júnior a defesa dos advogados da prefeitura de Criciúma ao pedido feito pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, incluindo pedido de prisão do Secretário Municipal da Fazenda, Robson Gotuzzo, sob alegação de segurar repasse de contribuições sindicais dos servidores. Nas alegações de defesa aos autores da pela jurídica são acusados de terem tentado enganar o juiz ao omitir informações importantes como o artigo 33 da renovação do dissídio da categoria.

FIM DO ANO O governador Raimundo Colombo chamou para quarta-feira (dia 13) almoço de confraternização com âncoras de rádio em programas de política e colunistas da área. Será no Palácio da Agronômica. Não deve ser feita nenhum revelação bombástica, apenas balanço do ano.

PREFEITURA O prefeito Clésio Salvaro levou o seu pai, Armelindo Salvaro, para visitar as obras da nova prefeitura de Criciúma. Ouviu do pai o conselho de que apresse o ritmo da obra sob o risco de ficar muita coisa incompleta até o dia da inauguração em 6 de janeiro.

VIA RÁPIDA De maneira estúpida uma jovem de 17 anos perdeu a vida neste domingo na Via Rápida. Antes de ser inaugurada a rodovia de quatro pistas foi invadida pelos veículos de colidiram de frente. Isso enquanto o trecho está fechado e em obras.

CAUSA Assim como a morte deste domingo, a morte de um casal de moto há duas semanas na mesma redondeza só pode ser atribuída à imprudência e flagrante desrespeito à lei por parte dos motoristas.

FOI BEM A Câmara de Vereadores de Criciúma segue recebendo cumprimentos pela sessão solene realizada na semana passada, quando homenageou a Equipe Multi Institutcional. Evento foi elogiadíssimo por todos que participaram dele.

NOVO O advogado criciumense Luiz Baldin foi aprovado no processo seletivo do Partido Novo, para ser candidato a deputado federal. Agora o nome deve ser ratificado em convenção. O processo durou nove meses e teve quatro etapas. Esta é uma das características da nova sigla. A outra é que os candidatos não usam recursos públicos na campanha.

Deixe seu comentário:

Pin It on Pinterest