Desembargador Rodrigo Collaço é o novo presidente do TJSC

Uma disputa que vinha acirrada nos bastidores, e até com intervenções judiciais para impedimento de candidaturas encerrou agora a pouco em Florianópolis. O Tribunal de Justiça de SC elegeu hoje o seu novo presidente, é o desembargador Rodrigo Collaço, 54 anos.

Collaço foi eleito em segundo turno. No primeiro, Collaço fez 33 votos, oito a mais que o segundo colocado, desembargador César Abreu. Já na segunda votação o novo presidente do TJ venceu por 47 a 44, com um voto em branco. Rodrigo Collaço toma posse em fevereiro de 2018 para um mandato de dois anos.

Os concorrentes
Além de Collaço e Abreu, concorreram a presidente Ricardo Fontes, Maria do Rocio Luz Santa Ritta, Alexandre d’Ivanenko, Jorge Luiz de Borba e Joel Dias Figueira Júnior.

O processo de votação foi rápido, iniciando pouco depois das 9 horas. Em cerca de 25 minutos, com votação manual e em duas urnas. Rodrigo Collaço, o novo presidente do TJSC, é natural de Florianópolis e começou a carreira na magistratura como juiz substituto na Corregedoria-Geral da Justiça, em 1989.

Passou também pelas comarcas de Urubici e da Capital. Como juiz de direito titular, atuou em Papanduva, Palmitos, Porto União, Chapecó, Joinville e Capital. Foi presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) de 1999 a 2003, e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) de 2005 a 2007.

Chegou ao TJSC em fevereiro de 2009 como juiz de direito de 2º grau. Assumiu como desembargador em 2012. Atualmente, era integrante da 4 Câmara Criminal do TJ-SC, uma responsáveis por julgar recursos criminais em segunda instância.

Deixe seu comentário:

Pin It on Pinterest