Collaço assumirá o Governo do Estado, Rebelatto quer disputar, o evento do MDB em Chapecó entre outros destaques

Collaço sancionará o PL de aumento de servidores no judiciário.

Escrevi nesta semana que o presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador Rodrigo Collaço, deveria assumir o Governo nas próximas semanas e, que caberia a ele sancionar a lei aprovada pela Assembleia Legislativa, que autoriza a criação de mais de 800 cargos no judiciário. Ontem eu soube que o governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) tem uma viagem de caráter particular agendada para o final deste mês. Como o presidente da Assembleia Legislativa, Aldo Schneider (MDB), segue em tratamento médico, abrirá mão de assumir passando a bola a Collaço, que terá a mesa o projeto dos cargos aprovado para ser sancionado. É mais ou menos assim: Quem pariu o Mateus…

 Não indicou

 A assessoria do pré-candidato ao Governo do Estado, deputado Mauro Mariani (MDB), negou que a secretária de Estado da Educação, Simone Schramm, tenha sido indicada pelo parlamentar. Segundo um assessor, o governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) foi quem escolheu Simone para o cargo, deixado por Eduardo Deschamps e recusado por Gilberto Agnolin. O certo é que a situação da secretária não é fácil e a permanência no governo não deverá ser longa. Uma fonte me disse que, ou ela pedirá para sair, ou poderá ser exonerada, tanto, que no Sul do estado já se fala na gerente regional de Educação de Criciúma, Jucilene Fernandes, ou até no secretário de Estado adjunto da Educação, Gildo Volpato.

Rebelatto quer

Após sair da reunião com a executiva do Democratas de Chapecó, que recebeu a visita do presidente estadual do partido, o pré-candidato ao Governo do Estado, João Paulo Kleinubing. O empresário Antonio Rebelatto chegou ao shopping Pátio, empreendimento do qual é sócio, da mesma forma serena de sempre e olhando as lojas em que passava. Se vira para entrar na saída do cinema quando o chamo para tomar um café. Ao sentar, o questiono se aceitará compor de vice e a resposta é positiva. Rebelatto entende que se o partido precisar dele, que está disposto a ir de vice. Pelo jeito, o respeitado empresário pode estar voltando ativamente ao cenário político eleitoral.

Ligações

Ontem durante a reunião em que participava com a executiva do Democratas em Chapecó, o telefone do pré-candidato ao Governo do Estado pelo partido, deputado João Paulo Kleinubing, tocou pelo menos, umas cinco vezes. Três tentativas foram do pré-candidato a governador pelo Progressistas, deputado Esperidião Amin. O que tanto queria Amin com Kleinubing?

Evento do MDB

Os emedebistas do Oeste terão amanhã, uma extensa agenda com os caciques estaduais do partido, mais o presidenciável Henrique Meirelles. As 09h30 será concedida uma coletiva à imprensa na Uceff Faculdades. Logo mais as 10h, Meirelles irá palestrar aos empresários e políticos. As 11h está marcado um evento no encontro no bairro Passo dos Forte no salão da comunidade Santa Bárbara, com encerramento em um almoço.

Aeroporto de Chapecó

Até o momento, o Governo do Estado não licitou as obras de ampliação do aeroporto de Chapecó, Serafin Enoss Bertaso. Já há a autorização da Secretaria Nacional de Aviação Civil, para que seja feito o processo. Enquanto não for licitada, a obra não sai do papel o que atrasará todo o planejamento de crescimento de um dos aeroportos que tem os melhores índices do país. O que está faltando? Liguei para o governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) e, ele se surpreendeu e vai buscar informações junto ao secretário Paulo França.

Retorno social

“Tudo isso resulta em benefícios para o agricultor, a cadeia produtiva e, posteriormente, para o cidadão. Um serviço de excelência, que qualifica ainda mais nosso Estado e oferece melhores condições de produtividade”. Foi assim que o governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) comemorou os resultados do Balanço Social 2017 da Epagri, que recebeu ontem das mãos do presidente do órgão, Luiz Hessmann. A publicação indica o retorno social e econômico que a Epagri dá para a sociedade com as tecnologias e ações que desenvolve. Para cada real investido houve um retorno de R$ 5,88 por cidadão. Em 2017, a Epagri executou 218 projetos de pesquisa e lançou 23 tecnologias, sendo sete cultivares, capacitando 54,2 mil famílias.

Desembarque

Começou o desembarque dos últimos pessedistas no Governo do Estado. Rodrigo Moratelli deixará o cargo de secretário de Estado da Defesa Civil e, assumirá o coronel João Batista Cordeiro Júnior, que é ligado ao MDB. O governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) começa a atender aos apelos de seu partido.

Rota do Milho

Os atos previstos para os próximos dias 12 e 13 referentes à inauguração da Rota do Milho em Porto Piray, em Misiones, na Argentina, foram transferidos para a primeira quinzena de agosto. A mudança de data decorre de ajustes necessários quanto à regulamentação da Passagem San Pedro, em Misiones, e Paraíso, Santa Catarina.

Corte de recursos

O Projeto de Lei que previa o corte de R$164 milhões para as rodovias de Santa Catarina foi rejeitado. O deputado federal, Décio Lima (PT), líder da oposição no Congresso Nacional votou contra e trabalhou junto aos demais parlamentares, para que fossem contra o corte no orçamento da União, que tiraria recursos aqui do estado, destinados as obras de duplicação de cinco rodovias BR 280, BR 470, BR 282, BR 285 e BR 163. A duplicação da BR 470 era a mais prejudicada com o corte no orçamento. O requerimento de urgência para a votação foi rejeitado, mas o governo tentará votar na próxima terça-feira.

Pensando SC

O pré-candidato ao Governo de Santa Catarina, Gelson Merisio (PSD) realizou em Joinville uma palestra intitulada “Pensando SC” na noite de ontem. O evento para 350 lideranças empresariais e comunitárias que se reuniram no auditório da OAB municipal, teve convidados também do vereador Ninfo König (PSB). De acordo com Merisio, foi um momento para apresentar propostas e ouvir sugestões diretamente das pessoas. “Até muito pouco tempo enfrentar temas difíceis praticamente inviabilizava projetos eleitorais. A grande virtude da proliferação de veículos de comunicação, das redes sociais, levou muito mais informação e nos permitirá fazer mudanças radicais e profundas. Falar a verdade e fazer o que precisa ser feito”, afirmou Merisio, que reafirmou a disposição de cortar 1260 dos 1460 cargos comissionados do governo estadual e, que 50% dos 200 cargos restantes sejam preenchidos por mulheres.

Disputa política

O deputado estadual Valmir Comin (Progressistas), destacou a importância da entrega de uma frota de carros para a Secretaria de Estado da Assistência Social e Trabalho. Comin lembrou que as aquisições tiveram início quando esteve a frente do setor, quando economizou as obras lançadas no ano passado. O parlamentar criticou o governo de Eduardo Pinho Moreira (MDB), dizendo que tentou cogitar a possibilidade de cortar a entrega dos veículos destinados à pasta. Na próxima segunda-feira (09), um ato no centro administrativo está agendado para a entrega oficial.

Salum pré-candidato

O comunicador Roberto Salum é pré-candidato ao Senado pelo Partido da Mobilização Nacional. Dono de uma personalidade forte e irreverente, Salum irá colocar o seu nome à disposição do partido na convenção que ocorrerá entre 20 de julho e 5 de agosto.

Presidente do PSL

O líder do presidenciável Jair Bolsonaro, em Santa Catarina, o pré-candidato ao Senado, Lucas Esmeraldino, participou da 82ª Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, que acontece em Piratuba. Esmeraldino, que esteve acompanhado de uma comitiva do PSL-SC, destacou a importância de participar de um evento deste porte. “Acima de qualquer coisa sou cristão, e estar aqui, representa o reconhecimento do trabalho que a igreja presta para muitas famílias catarinenses”, afirmou.

Aumento da passagem

O valor das tarifas do transporte intermunicipal de passageiros no Estado de Santa Catarina, sofrerá um reajuste médio de 4,99%, a partir da meia-noite deste domingo (8). A atualização dos valores foi autorizada pelo Conselho de Administração do Departamento de Transportes e Terminais (Deter), na manhã de ontem.

“Me ouça de segunda a sexta as 13h15 na Super Condá AM 610”

Deixe seu comentário:

Pin It on Pinterest