Bauer cobra “fatura” do MDB e PSD

O senador Paulo Bauer (PSDB) deixou o tom mais ponderado do seu discurso recente e passou a cobrar do MDB e do PSD o “gesto”, que ele considera ser crédito que o seu partido tem em relação a estas duas siglas. Refere-se ao fato de que MDB e PSD estão falando em oferecer a vaga de vice para os tucanos, quando estes partidos é que deveriam o vice ao PSDB. Justifica sua posição ao lembrar que o partido tucano foi aliado do MDB quando Luiz Henrique da Silveira foi eleito duas vezes governador e do PSD outras duas. Ele cita Esperidião Amin (PP), que declarou abrir mão da cabeça de chapa oferecendo-se para ser vice dele. Bauer está no Sul do Estado desde quinta-feira em agenda de pré-candidato a governador. Até mesmo pessoas mais próximas ao senador reconhecem que ele elevou ligeiramente o tom da fala. Até semana passada alguns observavam nele um tom que já era confundido com alguma falta de “explosão de campanha”. No sul ele mostrou  contrário.

O palanque
Nesta sexta-feira à noite em Nova Veneza (Sul do estado) a abertura da Festa da Gastronomia teve a presença de nada menos que cinco possíveis candidatos a governador: Eduardo Moreira (MDB), Paulo Bauer (PSDB), Gelson Merísio (PSD), Esperidião Amin e João Paulo Kleinubing (DEM).

Na conversa
O governador Eduardo Moreira e o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB) estavam há muito sem se conversar. O prefeito reclamou que o governador não vinha lhe atendendo. Moreira quer o empenho de Salvaro para consolidar a aliança MDB e PSDB, enquanto o prefeito quer que o governado estadualize o Hospital Materno Infantil Santa Catarina.

É segunda
O novo “Dia D” da política catarinense é a próxima segunda-feira. É quando o MDB deve decidir sobre o encaminhamento ou definição do seu candidato a governador. Pelo que se observava nesta sexta-feira, nem um dos dois, Eduardo Moreira e Mauro Mariani, faziam qualquer menção em recuar. Se for assim o MDB deve marcar para o dia 1º de julho a prévia para definir o candidato. Lembremo-nos de que a prévia não é uma posição definitiva.

Opção petista
O PT do Sul do estado, que estava com dificuldades para encontrar um nome para disputar vaga à Assembleia Legislativa, resolveu a situação nesta sexta-feira. Depois dos líderes sindicais Bárbara Teixeira e Carlos De Cordes desistirem, houve tentativa de convencer o ex-deputado e ex-prefeito Décio Góes, que declinou. O médico Lauro Nogueira, vereador em Içara, aceitou o desafio e será candidato a deputado estadual.

Cidade pequena
Só nesta sexta-feira dois líderes políticos de Forquilhinha, cidade do sul do Estado com apenas 17 mil eleitores, fizeram o lançamento de suas pré-candidaturas a deputado estadual. O ex-prefeito Lei Alexandre (PP) e o vereador Célio Elias (PT) disputam a vaga pela primeira vez. O município terá pela primeira vez três candidatos, pois o atual deputado Rodrigo Minotto (PDT) vai buscar a reeleição.

Aposentadoria
Diferente da maioria dos brasileiros um juiz de direito, quando sofre acusações, mesmo graves, é aposentado compulsoriamente. Foi o que aconteceu nesta semana com o desembargador Eduardo Gallo Júnior, que sofreu acusação de maus tratos à sua ex-mulher, concessão de uma liminar a um amigo e irregularidades em pelo menos outros dois casos despachados por ele. O juiz aposentado por decisão da maioria da corte da qual ele fez parte é o mesmo acusado em setembro do ano passado de ter sido “comprado”. A acusação foi do advogado Felisberto Odilon Córdoba, em pleno julgamento.

NO CAFÉ – O deputado federal Esperidião Amin (PP) fez questão de chegar mais cedo a Criciúma no Sul do Estado nesta sexta-feira para ir ao cafezinho do Shopping Della Giustina. Ele sabe da tradição da cidade que reúne influenciadores no local Um dos mais assíduos frequentadores do “cafezinho” é o presidente municipal do Partido Progressista em Criciúma, Itamar a Silva. Amin ouviu durante o cafezinho que se ele e Eduardo Moreira disputarem a eleição haverá gente que já saiu da política há tempos, mas que vai voltar para trabalhar por ele. Trata-se da rejeição a Moreira.

SAÚDE – Depois de mais de uma década e meia a Unidade de Pronto Atendimento da Próspera em Criciúma finalmente vai funcionar. Bem menor do que projetado inicialmente, a unidade deve trazer incremento ao atendimento de saúde na cidade. Segunda-feira a imprensa vai conhecer a unidade que funciona a partir do mês que vem. O grupo de administradores que vai assumir a UPA da Próspera em Criciúma é a mesma que implementou a UPA de Araranguá e que conseguiu incríveis 74 por cento aprovação da população ao funcionamento daquela unidade.

MENTIRA – Nova Veneza foi alvo de “fake news”, nesta semana, quando circularam informações de majoração dos preços nos restaurantes. A mentira dizia que os preços teriam sido majorados porque a cidade tornou-se capital nacional da gastronomia. A maioria segue com os preços antigos.

EXPORTAÇÃO – Nesta semana o Porto de Imbituba fez a segunda exportação de bois vivos para a Turquia em 2018. Terça-feira foram embarcados no navio com estrutura especial para o transporte de gado 4.4000 cabeças. A Turquia é hoje a maior importadora de bois em pé do Brasil. Ao todo, aproximadamente 15 mil cabeças de gado devem ser exportadas pelo Porto de Imbituba este ano.
__________
FRASE DO DIA
“Por vezes é preciso dar alguns passos atrás para poder ganhar fôlego e ultrapassar o obstáculo. O mar quando recua volta trazendo muitos consigo. O momento conjuntural não permite um enfrentamento maior por conta de tudo o que estamos vivendo na conjuntura nacional. Por isso os servidores decidiram acatar a proposta salarial mesmo sem ganho real.”
Jucélia Vargas, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Criciúma explicando porque a categoria aceitou a proposta d administração municipal, mesmo longe do que pretendiam inicialmente.

Deixe seu comentário:

Pin It on Pinterest